A Concours Mold é um fornecedor direto de empresas como a General Motors, Ford, Nissan, Chrysler, Tesla, Toyota, Volkswagen, BMW e Mercedes-Benz. A máquina de duplo cabeçal TQX10 da ONA possibilita uma redução de 50% do tempo de erosão e aumenta a produtividade em 200%.

A Concours Mold é um fornecedor direto de empresas como a General Motors, Ford, Nissan, Chrysler, Tesla, Toyota, Volkswagen, BMW e Mercedes-Benz. A máquina de duplo cabeçal TQX10 da ONA possibilita uma redução de 50% do tempo de erosão e aumenta a produtividade em 200%.

\ A Concours Mold é um fornecedor direto de empresas como a General Motors, Ford, Nissan, Chrysler, Tesla, Toyota, Volkswagen, BMW, e Mercedes-Benz

“Adquirir uma ONA TQX10 de duplo cabeçal e 2 robots alimentadores com 132 posições irá garantir tempos de trabalho e qualidade superiores. Um investimento a pensar no nosso futuro. Este é o nosso amanhã” referiu Brad Bechard, responsável pela maquinaria
Microagujeros

A ONA dedica-se à EDM há mais de 65 anos, desenvolvendo excelentes soluções de qualidade para a produção de moldes e peças altamente precisas e fiáveis.
Em todo o mundo, existem já mais de 15 000 máquinas ONA instaladas nas maiores empresas de produção automóvel e de turbinas. Uma dessas empresas é a Concours Mold, um dos principais fabricantes de moldes de grandes dimensões para o setor automóvel na América do Norte. Sediada em Ontário (Canadá), tem ainda unidades no México e nos Estados Unidos e é o fornecedor direto de empresas como a General Motors, Ford, Nissan, Chrysler, Tesla, Toyota, Volkswagen, BMW e Mercedes-Benz.
No ano passado, a fim de dar uma resposta fiável e fornecer o melhor serviço possível a essas importantes empresas, a Concours Mold adquiriu a máquina ONA TQX10 de EDM por penetração de duplo cabeçal, que é a maior existente no mercado.
Esta não foi a primeira vez que a Concours Mold utilizou tecnologia da ONA para fabricar os seus moldes. Nossa cliente há mais de um quarto de século, antes de adquirir a ONA TQX10 a empresa já dispunha de 2 máquinas ONA, também com duplo cabeçal: uma ONA THS700 e uma ONA TQX8 B1L.

\ Teste de erosão para comparação de qualidades

Antes de adquirir a TQX10, e apesar de se encontrarem “bastante satisfeitos” com o desempenho das 2 ONA de EDM já a operar nas suas instalações, a Concours Mold quis efetuar um teste com outros equipamentos concorrentes para “comparar opções”. O resultado do teste demonstrou que a tecnologia da ONA apresentava um “melhor desempenho”, quer em termos de produtividade quer na qualidade final dos moldes.
Ed Ergun, o diretor comercial da empresa canadiana, afirmou: “Nós estamos sempre à procura das mais recentes inovações em maquinaria e equipamento. Estamos dispostos a testá-las e implementá-las, se isso resultar num processo de fabrico mais ágil, em peças de maior qualidade e em tempos de execução mais curtos para os nossos clientes.”
As máquinas de EDM, como as fornecidas pela ONA, permitem aos engenheiros da Concours Mold alcançar os seus exigentes objetivos de qualidade para os moldes, bem como o cumprimento rigoroso dos prazos de entrega estabelecidos, entre 8 a 24 semanas, dependendo do tamanho do molde e da sua complexidade técnica. A empresa é capaz de produzir entre 300 a 350 moldes por ano.

\ EDM de duplo cabeçal

A Concours Mold deixou claro que a sua nova EDM necessitava de um duplo cabeçal, algo que muito poucos fabricantes no mundo conseguem alcançar. A ONA foi uma das primeiras empresas a desenvolver esta tecnologia, há mais de duas décadas.
A combinação destes 2 cabeçais, de forma simultânea e independente, poupa 50% do tempo de erosão e aumenta a produtividade em 200%. O equipamento TQX10 da ONA adquirido pela Concours Mold inclui ainda 2 robots EROWA para troca de elétrodos lateralmente, o que evita a paragem das máquinas e permite que a produção do molde seja completamente automatizada.
Uma das principais vantagens deste modelo é o facto de poder ser utilizado como 2 máquinas independentes, através da separação do tanque. No entanto, pode também ser usado em conjunto como uma máquina só, mas com duplo cabeçal. Neste último caso, ambos os cabeçais comunicam entre si para controlar as zonas de erosão e aumentar a produtividade.
Estes modelos são particularmente úteis no fabrico de moldes de grandes dimensões e diferentes cavidades, a especialidade da Concours Mold.

Algumas das melhorias efetuadas recentemente nos modelos EDM de duplo cabeçal da ONA incluem:

  • A possibilidade de modificar a distância entre cabeçais de acordo com as especificações.
  • Extensão vertical com alimentador duplo automático. Dois mandris incorporados no eixo C e na ponta da extensão. Isto torna possível otimizar o uso de elétrodos de extensão e erodir a uma distância maior sem colidir com o cabeçal.
  • Ajuste automático do nível dielétrico, mantendo-se sempre ao nível do cabeçal.
  • O seu software foi especialmente concebido para equipamento de duplo cabeçal, facilitando a gestão do desempenho de ambas as máquinas.

Na ONA, oferecemos às empresas a possibilidade de configurarem as máquinas de acordo com as suas necessidades específicas. Além disso, temos mais de 70 configurações modulares, tanto para EDM por penetração como por fio, com prazos de entrega semelhantes aos do modelo standard e sem custos adicionais.