A PVS MOLDES confia na ONA para integrar no seu processo de fabrico a tecnologia de impressão 3D a laser de metal.

\ A PVS MOLDES confia na ONA para integrar no seu processo de fabrico a tecnologia de impressão 3D a laser de metal.

O fabricante português de moldes integrou recentemente no seu parque de máquinas o equipamento de impressão 3D de metal Alba 300. A empresa necessitava de uma solução para fabricar moldes complexos, impossíveis de obter com recurso a outros meios. O modelo Alba 300 recorre a tecnologia de impressão 3D a laser de metal para criar peças tridimensionais complexas. Uma solução perfeita da ONA e SamyLabs, através da sua máquina desenvolvida inteiramente com tecnologia própria.

“As vantagens competitivas que a PVS reconhece à ONA são o seu know-how, inovação, serviço e assistência.”, refere Vitor Paulo de Sousa, atual administrador da PVS.

Fundada em 2001 pelo seu atual administrador, Vitor Paulo de Sousa, esta empresa portuguesa dedica-se exclusivamente ao fabrico de moldes. Em 2017 foi criado o Grupo PVS Portugal, como resultado de uma fusão entre a PVS Moldes e a MRS Plastics. Presentemente localizadas numa pequena cidade no centro de Portugal, as suas instalações com mais de 4.800 m2 dispõem da mais avançada tecnologia de fabrico de moldes.

Oferecem soluções abrangentes desde a conceção, o design e a engenharia, até ao fabrico de peças com todos os testes exigidos, incluindo trabalhos de pré-produção. O seu objetivo é encontrar a melhor solução possível para o cliente no mínimo de tempo possível. Para esse efeito, o contacto com o cliente é determinante para que a construção dos moldes seja desenvolvida em conformidade com as especificações exigidas em todo o momento.

Alba 300: Tecnologia de fusão seletiva por laser para criar peças tridimensionais complexas.

A PVS Moldes abordou-nos com um objetivo claro; otimizar os seus processos de fabrico de moldes recorrendo a tecnologia capaz de gerar peças tridimensionais sólidas a partir de uma impressão 3D a laser de metal.

Em conjunto com a SamyLabs e a sua máquina de impressão em metal 3D Alba 300, a ONA encontrou a solução. O modelo Alba 300 usa a tecnologia laser (SLM) para criar peças pequenas mas complexas, acrescentando poeira de metal fundida a laser. Com a ajuda desta máquina, a PVS Moldes pode fabricar moldes complexos com acabamentos excelentes que não podem ser conseguidos com processos de fabrico tradicionais. Além disso, as peças podem ser criadas numa grande variedade de materiais, tais como, por exemplo, ligas de aço, inconel (crómio – níquel), cobalto e aço inoxidável.

Peça em metal fabricada com recurso à tecnologia de fusão com feixe de laser em leito de pó.

Alba 300

A máquina Alba 300 foi totalmente desenvolvida pela equipa da SamyLabs e da ONA, desde o sistema de controlo de laser e software de laminação até ao último detalhe mecânico e elétrico. A sua principal vantagem competitiva consiste no software de laminação próprio. Isto permitirá ao fabricante português retrabalhar diferentes parâmetros do processo de impressão, o que se revela impossível com os modelos de outras marcas.

Este não foi o primeiro modelo ONA adquirido pela PVS Moldes. O seu parque de máquinas já incluía vários dos nossos equipamentos de EDM por fio e por penetração. “A mais-valia da ONA relativamente à concorrência é clara: o seu vasto know-how, a promoção da inovação e, claro, o seu serviço abrangente e assistência permanente”, confirma o fabricante de moldes português.

SamyLabs e ONA, uma aliança inteligente.

A SamyLabs é uma empresa de engenharia fundada em 2016 com o objetivo de desenvolver máquinas de impressão 3D para metais, utilizando a tecnologia de fusão seletiva por laser. Foi a primeira empresa espanhola a desenvolver uma impressora 3D com esta tecnologia. A escolha da ONA como o seu parceiro industrial foi fundamental para lançar as suas máquinas de impressão 3D no mercado. A vasta experiência da ONA na produção e comercialização determinou o sucesso da SamyLabs, permitindo à empresa focar-se exclusivamente no desenvolvimento da tecnologia.