No processo de fabrico de matrizes de rebarbação da PSA Peugeot Citroën, a eletroerosão por fio é aplicada tanto no fabrico das matrizes novas como no processo de reutilização das matrizes já com muito uso.

\ CORTE DE UMA MATRIZ DE REBARBAÇÃO POR PSA PEUGUEOT CITROËN

No processo de fabrico de matrizes de rebarbação da PSA Peugeot Citroën, a eletroerosão por fio é aplicada tanto no fabrico das matrizes novas como no processo de reutilização das matrizes já com muito uso.

CONTATO

CORTE DE UMA MATRIZ DE REBARBAÇÃO

A unidade da PSA Peugeot Citroën em Mulhouse dispõe de nove máquinas de eletroerosão da ONA e nela encontra-se instalado o principal centro de produção de ferramentas do grupo PSA Peugeot Citroën. O centro de produção de ferramentas, conhecido como OCMB (Outillage Central Mécaniques et Bruts), é também responsável pelo fornecimento de ferramentas a outros clientes externos fabricantes de automóveis. O tipo de ferramentas fabricado consiste principalmente em moldes para a produção de peças em alumínio (cárteres, caixas de velocidades, embraiagens, etc.), matrizes de forjamento e matrizes de rebarbação.

Outra das peças que o centro de ferramentas da PSA Peugeot habitualmente fabrica são as matrizes de rebarbação. A eletroerosão por fio é usada tanto para o fabrico de matrizes novas, como para o processo de reutilização daquelas já muito usadas; depois de usadas, acrescenta-se material e volta-se a cortar por fio.

Empresa PSA PeugeotCitroën.
2,9 milhões de veículos fabricados (2014)
2º construtor europeu com uma quota de mercado de 11,8%.
184.800 trabalhadores em todo o mundo.
Dirección Endereço Unidade de produção de Mulhouse – Francia-
Atividade Atividade Engenharia, Fabrico e Montagem dos modelos Peugeot 2008, Citroën C4 e Citroën DS4, com uma produção anual de 244.000 automóveis (2014).
Equipamento 9 máquinas de eletroerosão ONA
Aplicação corte de uma matriz de rebarbação
Modelo de máquina ONA AF35
Material base aço tratado
Diâmetro de fio Ø 0.25 mm
Número de cortes um corte e dois acabamentos
Rugosidade final obtida 16 VDI (0,63 µm Ra)