Uma solução personalizada para a empresa chinesa WUXI TURBINE BLADE.

\ Uma solução personalizada para a empresa chinesa WUXI TURBINE BLADE.

A WUXI TURBINE BLADE CO., LTD (WTB) é uma empresa chinesa especializada no fabrico de peças de alta qualidade para a indústria aeroespacial e energética. Fundada em 1979, os seus clientes incluem grandes empresas como a Rolls-Royce, GE Aviation, Honeywell, Kawasaki Heavy Industry, Hanwha Aerospace, AIDC, China Aviation Industry, GE, Siemens, Mitsubishi Hitachi Power Systems e Toshiba, entre muitas outras. A WUXI TURBINE BLADE fornece-os com pás, discos, palhetas e outros componentes-chave para turbinas a vapor e gás e centrais nucleares, bem como motores marítimos e aeronáuticos.

Visando melhorar as suas capacidades de maquinação para a indústria energética (que exige peças como pás e palhetas para turbinas a vapor e eólicas), a empresa adquiriu recentemente uma máquina ONA IRIS 6 de eletroerosão por penetração (deslocamento do eixo X-Y-Z: 1000x750x650 mm) com uma mesa rotativa de eixo duplo. Trata-se da primeira máquina ONA adquirida pela WUXI TURBINE BLADE, uma decisão tomada depois de plenamente convencidos, quer pela realização do teste solicitado, quer pela solução chave-na-mão por nós proposta.

O nosso Departamento de Aplicações esteve encarregue de esclarecer todas as questões da empresa sobre o potencial das máquinas ONA, enquanto o elevado nível de competência dos nossos engenheiros tornou possível fornecer uma máquina à medida das suas necessidades específicas de eletroerosão (EDM). A isso acresce a excelente relação qualidade-preço das máquinas ONA. A nossa solução chave-na-mão para a WUXI TURBINE BLADE apresentava um custo inferior às outras alternativas no mercado.

Difusores com diferentes formatos.
Neste caso, os requisitos do cliente assentavam numa máquina de EDM capaz de realizar orifícios/difusores com diferentes formatos sobre orifícios cilíndricos feitos previamente com a ajuda da tecnologia Fast Hole:

      • Primeiro, realizam-se os orifícios circulares na peça por meio de uma máquina com tecnologia Fast Hole.
      • Depois, com recurso à máquina ONA IRIS 6 da ONA, são levados a cabo outros orifícios com formatos específicos sobre os anteriores. Alguns destes orifícios poderão apresentar um eixo que não seja paralelo ao eixo do primeiro orifício.
      • É de referir que uma só peça poderá apresentar orifícios com formatos diferentes: cónicos, trapezoidais, etc.

O Script Programming para a eletroerosão do difusor encontra-se configurado de fábrica pela ONA no sistema CNC. Naturalmente, os programas podem ser customizados de acordo com os requisitos do cliente. A máquina possui funcionalidades de recolha de dados, que facilitam a posterior automação de quase todas as sequências de operações (ciclos de perfuração, configuração, estratégia de EDM, verificação dupla para evitar erros do operador, entre outras).

Entre as vantagens que as máquinas ONA IRIS 6 introduz em processos produtivos das empresas destacam-se:

      • Um gerador 100 % digital, totalmente configurável e programável. Trata-se de uma inovação tecnológica inédita. É 30% mais potente do que outras alternativas no mercado. Pode atingir até 400 A.
      • Poupa os elétrodos: o desgaste é reduzido em até 500 %. O gerador melhora o processo de erosão e adapta-o às condições de descarga a cada momento.
      • A faísca erosiva pode ser ajustada 100 % digitalmente, com até 30 parâmetros diferentes, visando melhorar ao máximo a erosão.
      • O seu potente controlo pode ter até 8 eixos interpolados simultaneamente e aplicar compensação volumétrica em toda a área de trabalho.

Além disso, todas as funções existentes na máquina representam uma evolução derivada de mudanças no controlo numérico e na interface homem-máquina (HMI na sigla inglesa). Entre outras funcionalidades, os elétrodos, a peça a erodir e todo o processo de maquinação podem ser visualizados em 3D. A peça é apresentada no ecrã, podendo o utilizador rodá-la e movê-la com facilidade, graças à tecnologia touch. Antes de executar o programa, realiza-se o processo de erosão e os elétrodos são selecionados fácil e rapidamente.

A nossa proximidade com todas as empresas e as elevadas qualificações da nossa equipa para oferecer soluções integralmente adaptadas a requisitos de maquinação de peças EDM muito específicos têm sido as principais ferramentas utilizadas para ganhar a confiança de muitos clientes nos cinco continentes, bem como para assegurar, na grande maioria dos casos, a sua satisfação e, consequentemente, a sua transformação automática em defensores dos nossos equipamentos.

Pá – Componentes motores aeronáuticos.

Disco e Eixo – Componentes motores aeronáuticos.