A última gama de eletroerosão por penetração da ONA conta com uma interface gráfica que dispõe de menus mais intuitivos e de fácil leitura
\ A nova máquina QX Neo melhora o controlo e facilita a utilização
\ A última gama de eletroerosão por penetração da ONA conta com uma interface gráfica que dispõe de menus mais intuitivos e de fácil leitura
Foi uma das grandes novidades com as quais nos apresentamos em setembro passado na Feira EMO de Hannover (Alemanha), o evento de máquinas-ferramenta mais importante do mundo. Trata-se da última gama de eletroerosão por penetração fabricada pela ONA, a QX Neo, fruto de uma evolução da QX, que sofreu modificações, sobretudo ao nível do controle numérico e da HMI.

A máquina de eletroerosão por penetração QX Neo permite a visualização em 3D de todo o processo de maquinação. Para além de exibir a peça e possibilitar ao utilizador manipulá-la facilmente graças à sua tecnologia táctil, o equipamento incorpora um controlo nunca antes visto no domínio da eletroerosão por penetração: permite visualizar no ecrã a peça a erodir, bem como os elétrodos e as suas trajetórias; graças a isto, antes de executar o programa, é possível ver o processo de erosão completo, selecionar os elétrodos e inclusive modificar as sequências de maquinação de forma fácil e rápida, com um simples toque.
Em suma, a nova gama melhora o controlo do equipamento e a sua utilização através da otimização da Human-Machine Interface (HMI), diminuindo drasticamente as possibilidades de erros na programação. A nova interface táctil conta com menus muito intuitivos e de fácil leitura.
Inclui, entre outras características:
- Ecrã de 24 polegadas de alta qualidade.
- Aplicações representadas por ícones.
- Ambiente melhorado para programação e simulação.
- Interação gráfica em todo o processo, programação digital do sólido até à peça.
- Verificação da posição de elétrodos, trajetórias, ordem de maquinação e lista de trabalhos.
- Possibilidade de mudar facilmente o programa sem cometer erros.
- I4.0: servidor OPC-UA, pack conetividade. Acesso à plataforma a partir da máquina, gestão de utilizadores, registo de dados avançado e rastreabilidade offline.
A QX Neo permite, além disso, importar os ficheiros diretamente do CAD-CAM, bem como aceder e executar programas localizados noutro computador ao qual se tenha acesso graças à aplicação rDesktop.
Além disso, os equipamentos QX Neo integram todas as vantagens da gama QX:
- O Script Programming, que permite criar ciclos de setup personalizados, executar ações condicionadas a uma série de premissas, realizar uma programação com variáveis e gerar caixas de diálogo personalizadas, entre outras ações.
- O Security Pack, que garante a proteção da informação sensível da empresa. Este sistema possibilita a criação de um administrador da máquina, a configuração de diferentes perfis de acesso, a limitação da eliminação ou modificação de ficheiros, o bloqueio de acessos externos e o registo de horas de ativação e de trabalho.
- O gerador digital de alto rendimento, que pode chegar a atingir os 400 Amperes de intensidade, a maior potência do mercado. É excelente para aplicações que necessitam de grande desbaste e alta velocidade, assim como para atingir a elevada qualidade exigida em setores como o aeronáutico ou o aeroespacial.
\ Outras funcionalidades da nova máquina de eletroerosão por penetração QX Neo são:
- Gestão de identidades através de RFID, integrado no Security Pack.
- APPS
- CAD Assistant (visor de modelos 3D).
- rDesktop: cliente de computador remoto para aceder a sistemas da empresa para os quais se tenha autorização.
- Demonstração prática com CADCAM remoto sem necessidade de licenças adicionais nem limitação de hardware da máquina.
No entanto, na ONA não só fabricamos e vendemos máquinas de eletroerosão, como também assumimos o compromisso sincero de melhorar o trabalho de todos aqueles que confiam na nossa tecnologia. O que nos move é ajudar e, por isso, incorporamos permanentemente na nossa oferta de serviços tradicionais de formação – fundamental para obter o máximo rendimento das máquinas – e reparação, as facilidades e vantagens que oferece a Indústria 4.0. A aplicação ONA Smart Connect permite monitorizar em tempo real as máquinas, analisar o histórico de programas, otimizar o processo de fabrico e, como última novidade, torna possível que os técnicos possam conectar-se remotamente aos equipamentos graças à função de Telesserviço.
À semelhança da máquina QX Neo, também os restantes equipamentos ONA são fabricados integralmente na Europa, com componentes das melhores marcas. O novo modelo de penetração com controlo de ecrã táctil e visualização em 3D estará disponível nas mais de 70 configurações que oferecemos, entre elas, as máquinas de duplo cabeçal que melhoram a produtividade em até 200%.
Adaptamos a nossa tecnologia às necessidades das empresas para que obtenham a melhor qualidade de acabamento dos moldes no menor tempo possível.
Em caso de qualquer dúvida ou consulta, entre em contacto connosco. Será um prazer ajudá-lo.