A ONA lança-se na Europa também com a tecnologia da eletroerosão por micro-furos com elevado grau de precisão.

\ As vantagens da tecnologia de eletroerosão de micro-furos

As vantagens destas máquinas de eletroerosão de micro-furos são inúmeras e importantes: Incluindo um elevado nível de precisão nos acabamentos, poupança no tempo de maquinação de até 30% e manutenção muito mais económica.

Em 2016, a ONA adquiriu 30% da empresa norte-americana AA EDM Corporation, uma empresa sediada no Michigan especializada no design e fabrico de equipamento de micro-furos de alta precisão por eletroerosão.
Este acordo permitiu à ONA entrar completamente na tecnologia de micro-furos por eletroerosão e no seu uso em setores como o energético, aeroespacial e de automação, nos quais já temos uma importante presença com o equipamento de eletroerosão por penetração e por fio.

Microagujeros

Por outro lado, a AA EDM precisava do know-how da ONA para o fabrico e melhoria dos seus equipamentos, além da nossa experiência e profundo conhecimento do mercado europeu, o seu atual objetivo. A empresa focou quase toda a sua atividade nos Estados Unidos, com operações importantes na Rússia, China, Índia e Coreia do Sul.
A Europa era o seu grande desafio e, graças à ONA, está a enfrentá-lo: Recentemente, chegou a acordo para a venda de um equipamento de eletroerosão com uma importante empresa em Itália; precisamente um dos países para os quais a ONA mais vende, juntamente com Portugal.

 

\ Modelo AA EDM com elevado nível de precisão

A empresa italiana é especializada no fabrico de injetores para o setor da automação, com uma gama de mais de 2 000 produtos diferentes, aplicáveis a diferentes tipos de motores. Já dispunha de outros 4 equipamentos de micro-furos por eletroerosão com 4 eixos e adquiriu agora o seu primeiro equipamento AA EDM com triplo cabeçal para obter um acabamento de alta precisão. As vantagens “relevantes” deste equipamento, em comparação com as dos seus concorrentes, facilitaram a decisão de compra da empresa italiana.

ALGUMAS VANTAGENS

As máquinas de AA EDM não usam fusos nem elétrodos rotativos. Isto elimina uma importante fonte de erros. Estes cabeçais podem durar décadas. Eliminam-se também problemas de desvios. Grande variedade de formas de furos: Cónicos, semicónicos e irregulares.

  • As guias de elétrodos das máquinas de AA EDM foram concebidas tendo em consideração a importância da flexibilidade. Fornecemos guias de elétrodos de 2 peças, que permitem o uso de uma ampla variedade de diâmetros.
  • Preço aproximado: 490 €.
  • Mais de 500 000 furos por guia de elétrodo.
  • Tempo de troca: Menos de 5 minutos.
  • 6 tamanhos diferentes: Cobrem a gama completa de diâmetros de furos.

Servomotores YASKAWA de gama alta em X, Y, Z com ativação direta no eixo C. Há muitos anos que produzimos máquinas e nunca tivemos de substituir um motor devido a uma avaria. Na inclinação do eixo B, para obtermos uma precisão excecional, utilizamos uma unidade Harmonic com uma redução de 50:1.

Equipamento altamente automatizado. Com capacidade de trabalhar de um forma completamente autónoma, aumentando a rentabilidade e produtividade. Por norma, as máquinas possuem o sistema de controlo CNC da Beckhoff, fabricado na Alemanha, que é bastante simples de usar.

Elétrodos 400% mais baratos para o mesmo comprimento de vareta. Cada elétrodo faz pelo menos 2400 furos.

A tecnologia de gerador de AA EDM é mais rápida. Além disso, os elétrodos da máquina não precisam de ser substituídos tão frequentemente. O resultado é uma poupança de até 30% em tempo de maquinação.