A ONA participa no projeto de pesquisa aeronáutica Futuralve para o fabrico avançado de turbinas de alta velocidade.

ONA participa no projeto de investigação sobre o fabrico de turbinas de alta velocidade.

Desenvolvido por um consórcio de empresas, tem como objetivo criar tecnologias de materiais e fabricação avançada para a nova geração de turbinas de alta velocidade.

Microagujeros

\ DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS DE MATERIAIS E FABRICAÇÃO AVANÇADA

O CDTI (Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial), organismo dependente do Ministério da Indústria, Energia e Turismo de Espanha, aprovou no passado mês de julho, dentro do programa CIEN, a concessão do apoio para o projeto Futuralve, apresentado por um consórcio de seis empresas. Este projeto tem como principal objetivo que os parceiros empresariais, universidades e centros tecnológicos desenvolvam as tecnologias de materiais e fabricação avançada para a nova geração de turbinas de alta velocidade.

O programa estratégico CIEN (Consórcios de Investigação Empresarial Nacional) está a ser desenvolvido pelo Governo de Espanha, financia grandes projetos de investigação industrial e de desenvolvimento experimental, impulsionados por colaboração efetiva por consórcios empresariais.

Entre as tecnologias a evoluir no âmbito de Futuralve, convém destacar:

  • O desenvolvimento de novos materiais capazes de resistir a esforços elevados a altas temperaturas e de baixo peso.
  • Os processos de fabricação aditiva que abrem novas possibilidades no design, têm uma alta percentagem de aproveitamento de matéria-prima e permitem reduzir o tempo de chegada ao mercado.
  • O processamento final otimizado para os novos materiais, já que a dureza e a dificuldade na usinagem dos novos materiais é muito superior àquela dos aços convencionais.

O projeto iniciou-se em maio de 2015 e terminará em abril de 2019, com um orçamento global para o consórcio da ordem de 10 milhões de euros. Juntamente com ONA, formam o consórcio outros cinco parceiros industriais: ITP (líder do projeto), Metalúrgica Marina, Mizar, Renishaw e Sariki. As empresas do consórcio irão por sua vez contratar trabalhos de ponta a nove centros tecnológicos e universidades: AIMME Instituto Tecnológico Metalomecânico; Centro Avançado de Tecnologias Aeroespaciais (CATEC); Centro Tecnológico CEIT; Ideko; IMDEA Materiais; Lortek; Universidade de Mondragón; Fundação Prodintec e a Universidade do País Basco.