Uma visita à Stickel GmbH é uma oportunidade única para ver em primeira mão o compromisso da empresa alemã com a excelência nos seus processos de produção e a sua preocupação com o impacto ambiental.

\ EXCELÊNCIA NO FABRICO DE PEÇAS PARA A INDÚSTRIA AUTOMÓVEL COM UM FORTE COMPROMISSO AMBIENTAL

Uma visita à Stickel GmbH é uma oportunidade única para ver em primeira mão o compromisso da empresa alemã com a excelência nos seus processos de produção e a sua preocupação com o impacto ambiental. Esta aposta na sustentabilidade é partilhada pela ONA, que passou mais de 25 anos a investigar e desenvolver processos de produção mais sustentáveis. Um dos fatores decisivos na escolha de fornecedor por parte da Stickel foi o filtro 100% ecológico incluído nas máquinas ONA. Em 2018, a empresa alemã adquiriu uma unidade AV130 da ONA, a maior máquina por fio do mercado, e, desde então, está particularmente satisfeita com “a sua elevada fiabilidade e velocidade”.

CONTACT

A Stickel GmbH é uma empresa familiar alemã fundada em 1987, que produz peças para a indústria automóvel. Esta empresa inovadora busca a excelência nos seus processos de produção, com um forte compromisso ambiental.

Bastante habituada ao elevado nível de garantia exigido pela indústria automóvel, todas as suas peças cumprem os mais rigorosos requisitos de qualidade e precisão. Os fabricantes mais importantes do ramo, incluindo a Porsche, o Grupo Volkswagen, a Mercedes- Benz, a Bugatti e a BMW escolheram a Stickel para produzir séries reduzidas de peças para os seus novos automóveis (cerca de 200 unidades). De facto, a empresa produz todos os tipos de peças metálicas ( cárteres, portas, capots, portas traseiras, guarnições, etc.) para modelos Porsche vintage da década de 1950.

Inovação orientada para a sustentabilidade

A Stickel GmbH está focada na inovação e no desenvolvimento de processos de produção sustentáveis. A empresa tem a sua própria fundição e patenteou um sistema de fundição ZAMAK menos poluente. Este sistema permite-lhes reciclar 100% das sobras de material geradas durante os processos de produção.
Esta cultura de sustentabilidade reflete-se em todas as áreas das instalações. A empresa instalou painéis solares nos telhados de todos os seus edifícios; os funcionários têm acesso a pontos de carregamento e ligações gratuitos para carros elétricos; e recicla todos os desperdícios de madeira, usando-os no sistema de aquecimento interno da empresa (fornecendo aquecimento a 2 dos seus 3 pavilhões).

A ONA partilha deste mesmo interesse pelo ambiente desde a sua fundação. Em 1986, como parte do seu desejo de inovar e procurar soluções mais rentáveis e amigas do ambiente, a ONA patenteou um revolucionário sistema de filtragem ecológico para o dielétrico (água desionizada) utilizado em máquinas de EDM por fio. Este foi o primeiro filtro 100% ecológico do mundo. Com este sistema de filtragem, a ONA oferece uma das soluções mais económicas e ecológicas do mercado, com uma poupança de mais de 5 000 euros por ano. Além disso, não gera resíduos e acaba com a necessidade de cartuchos. Este filtro ecológico foi um fator decisivo para a Stickel GmbH e para muitas outras empresas, incluindo a multinacional americana General Electric, a maior utilizadora de filtros AquaPrima da ONA a nível mundial.

Um exemplo das peças fabricadas pela Stickel para a indústria automóvel.

Velocidade e fiabilidade surpreendentes
MÁQUINA AV130 DE EDM POR FIO

A maior máquina de EDM por fio do mercado.
Só é possível manter padrões ótimos de qualidade e pressão, se possuir o equipamento mais avançado. A empresa alemã compreende bem esta realidade e, por isso, decidiu integrar uma máquina ONA AV130 de EDM por fio, a maior máquina de EDM do mundo.
Desde a sua instalação, Mathias Stickel, diretor na Stickel GmbH, está agradavelmente surpreendido com a elevada velocidade de produção da máquina. “A máquina é bastante fiável, deixamo-la desatendida sem perda de produção no fim de semana sem qualquer problema. A velocidade é surpreendente”, afirmou um representante da empresa.
A Stickel GmbH não é a única empresa alemã a possuir uma máquina ONA destas dimensões. Em 2009, a Lechner Stahl adquiriu um modelo anterior com tecnologia AF, a unidade AF130 da ONA, que se juntou às 3 máquinas ONA já presentes nas suas instalações. Para a Lechner Stahl, especializada no fabrico de peças de grandes dimensões através de EDM por fio, a máquina ONA AF130 satisfez todas as suas expectativas de produtividade, qualidade e precisão.

EQUIPAMENTO Equipamento topo de gama. Para além da máquina ONA AV130-D1, a empresa tem também uma outra WEDM pequena, três centros de maquinação HERMLE, dois centros de maquinação Röders, máquinas de corte a laser Trumpf, prensas hidráulicas EITEL de até 800 t.
CLIENTES O principal cliente da empresa é a Porsche, apesar de também trabalharem com a VW, Mercedes- Benz, Bugatti e BMW.