\ WE ARE EDM \ WE ARE EDM \ WE ARE EDM

\ ONA ELECTROEROSION

Na ONA, somos pioneiros tecnológicos em eletroerosão. Os nossos mais de 65 anos de história fizeram de nós o fabricante mais especializado do mundo. Uma história cheia de progressos e melhorias tecnológicas, com mais de 15.000 unidades instaladas em todo o mundo. Estamos presentes em 60 países graças a uma ampla rede de distribuidores e filiais a nível mundial, que garante uma assistência rápida e eficaz em qualquer momento.

  • Nunca descurando o compromisso com o atendimento personalizado, acompanhamos o cliente durante todo o processo de aquisição e implementação de cada equipamento.
  • Concebemos e levamos a cabo soluções à medida de cada cliente.
  • Somos líderes mundiais e especialistas no fabrico de máquinas de grande dimensão e soluções especiais.
  • Implantamos soluções de automatização.
  • Integramos nos nossos equipamentos os últimos avanços da digitalização e Indústria 4.0.

98%

Eficiência Geral de equipamentos (CEE)

60

países em 5 continentes com máquinas ONA

15.000

unidades instaladas em todo o mundo

70

configurações diferentes de máquinas de grandes dimensões

\ PEOPLE

Uma equipa especializada de peritos centrada nas suas necessidades. A trabalhar de perto, com a agilidade e a flexibilidade de que necessita e com a perícia e precisão que mais de 65 anos no mundo da EDM nos outorgam.

A ONA é capacidade humana.

“Neste futuro, que se prevê incerto, continuaremos centrados nos nossos clientes investindo no desenvolvimento para continuar a liderar uma tecnologia que nos apaixona e cujas possibilidades conhecemos perfeitamente”.
JAVIER GONZALEZ,
CEO
“Os clientes que não nos conhecem ficam surpreendidos com o nosso grande desenvolvimento tecnológico”
IBON JAIO,
Chefe de Departamento de Aplicações
“O valor diferencial da ONA baseia-se na capacidade de oferecer a cada cliente soluções personalizadas. Resumi-lo-ia em proximidade, flexibilidade e adaptação às necessidades dos clientes”.
MIKEL UNAMUNO,
Responsável pelo Call Center nacional e Coordenador do Serviço Técnico Nacional
“Trabalhamos em estreita colaboração com os nossos clientes e estamos sempre disponíveis para qualquer consulta ou incidente e para lhes proporcionar a orientação de que precisam”.
MIKEL OCEJA,
General Service Manager ONA USA
“Na ONA, destinamos entre 8 % e 12 % da nossa faturação anual a I+D+i”.
JOSE MARÍA RAMOS,
Diretor de Tecnologia e Inovação

“Desenvolvemos uma relação de confiança com a ONA. O que mais valorizamos neles é a proximidade e a capacidade de escuta. A ONA é um fornecedor de soluções com valores muito semelhantes ao nossos

Yannick Suzanne, diretor da S.A. HOURAT (França)

\ TECHNOLOGY

Tudo aquilo que ser pioneiros em EDM implica, mais de 65 anos de experiência e o nosso compromisso no desenvolvimento de uma tecnologia própria permitem-nos dar-lhe sempre a solução perfeita e mais rentável para o seu projeto. O nosso segredo é combinar a perícia dos nossos dois departamentos-chave: aplicações e I+D+i.

A ONA é capacidade tecnológica.

\ DEPARTAMENTO DE APLICAÇÕES

É o departamento que se encarrega de resolver os desafios, testes e dúvidas que os nossos clientes nos colocam.

É a melhor forma de estar em contacto contínuo tanto com as necessidades do cliente como com os requisitos do mercado. O Departamento de Aplicações é a ligação técnica da empresa com o exterior e permite-nos estar a par do que acontece no setor industrial. Uma equipa constituída por 7 técnicos com mais de 100 anos de experiência conjunta em EDM, que representam a destreza da ONA. 

\ DEPARTAMENTO DE I+D+i

A investigação é o ponto-chave para a melhoria contínua dos nossos produtos. O nosso departamento de I+D+i está focado no desenvolvimento de uma tecnologia própria, com o objetivo de aumentar a capacidade das nossas máquinas, melhorar as suas funcionalidades e anteciparmo-nos às necessidades dos nossos clientes. Além disso, colaboramos com diversos Centros de Investigação Tecnológica e com Universidades em todo o mundo (exemplos disto são: ILT-Frauhofer e WZL-Aachen na Alemanha e Tekniker, Tecnalia, Ideko, Escuela Técnica Superior de Ingenieros Industriales de Bilbao em Espanha), e também participamos em projetos europeus de Investigação e Desenvolvimento (PROSECO, SAPHIRE). Uma equipa constituída por 25 pessoas, multidisciplinar, ágil e com iniciativa, que representam o conhecimento da ONA.

A grande complexidade dos nossos moldes requeria a avançada tecnologia EDM para satisfazer os nossos requisitos muitíssimo exigentes” 

Diretor-Geral da Bukuma Mirko Schnur (Alemanha)

\ PROFITABILITY

Proporcionar-lhe a solução de que necessita, mas também certificarmo-nos de que esta é a mais rentável é o nosso único enfoque. O seu sucesso e a sua rentabilidade a longo prazo é a pedra angular de cada uma das nossas propostas; oferecer-lhe a solução mais fiável, com a rentabilidade mais elevada.

A ONA é a otimização do seu investimento.

\ MAIOR RENTABILIDADE DEVIDO À POUPANÇA DE ELÉTRODOS

O novo gerador inteligente otimiza o processo de erosão e adapta-o às condições da descarga de cada instante. Além disso, cataloga cada chispa consoante a qualidade desta eliminando as que não favorecem uma mecanização perfeita. Isto traduz-se em grandes melhorias na produtividade e, por conseguinte, no sucesso dos nossos clientes.

\ UM SUCESSO AMPLIFICADO

As grelhas do altifalante são uma das peças mais complexas de fabricar no setor do molde. Na ONA, graças ao nosso novo gerador digital, conseguimos o acabamento e a rugosidade necessária para este tipo de peças e, além disso, fizemo-lo reduzindo o tempo de produção das mesmas para metade em comparação com outras máquinas do mercado.

\ MENOS TEMPO, MAIOR PRODUTIVIDADE

O trabalho de erosão de impelers pode alcançar as 800 horas mas, graças à potência do nosso CNC e a um maior rendimento dos nossos geradores relativamente ao que oferecem outros concorrentes, conseguimos reduzir os tempos em 20 %. O que significa uma poupança económica sem precedentes para os produtores deste tipo de peças.

“A aquisição de um ONA TQX10 de cabeça dupla e de dois trocadores de robôs com 132 posições garantirá uns tempos de trabalho e uma qualidade superiores. Um investimento concebido para o nosso futuro. Este é o nosso amanhã

Sr. Brad Bechard, gerente de máquinas da Concours Mould (EUA)

\ HISTÓRIA

1952

É fundada a ONA, com o objetivo de fabricar máquinas-ferramenta especiais.

1955

A ONA desenvolve a sua primeira máquina de eletroerosão por penetração: o modelo ONA WSM – 4,5.

1963

Segunda geração de máquinas de eletroerosão por penetração ONA: a série CM.

1969

Primeira família de máquinas de eletroerosão ONA com geradores transistorizados: a série BA.

1977

A ONA desenvolve a sua primeira família de máquinas de eletroerosão por fio: a série ONA EBAGOKI.

1981

A ONA desenvolve o primeiro CNC do mundo exclusivo para máquinas de eletroerosão: o CNC ONA POLISPARK.

1985

A ONA desenvolve a sua primeira geração de máquinas de eletroerosão por penetração de grandes dimensões tipo ponte, com capacidade de carga no cabeçal de elétrodos de até 3000 kg.

1991

Família de máquinas ONA DATIC série F, equipadas com um novo gerador de acabamento microfino que permite alcançar rugosidades finais de até VDI 0 – Ra 0,10 µm.

1992

A ONA muda-se para novas instalações mais modernas e de alto rendimento, pensadas para oferecer um serviço integral, reunindo os escritórios centrais, a unidade principal de produção e os centros de I+D e SAT.

1993

A ONA patenteia o primeiro filtro 100% ecológico para máquinas de eletroerosão por fio, o modelo ONA AquaPrima, que equipa de série toda a família de máquinas ONA PRIMA.

1999

A ONA fabrica a maior máquina de eletroerosão por fio do mundo: o modelo ONA ARION K1000. Trata-se da primeira máquina de eletroerosão por fio que permite cortar até uma altura de 600 mm de espessura e que suporta uma carga de peças de até 10.000 kg.

2002

Primeira família de máquinas ONA de eletroerosão por penetração de alta velocidade: a série CS-HS.

2005

Família de máquinas de eletroerosão por penetração da ONA série NX, que integram o novo CNC ONA-S64, que permite trabalhar em 3D sem limitações.

2006

Família de máquinas de eletroerosão por fio ONA Série AX, que integram o novo gerador digital ONA Easycut, que permite alcançar velocidades máximas de corte de até 540 mm2/min.

2008

Familia de máquinas de electroerosión por hilo de alta precisión ONA serie AF25 y AF35 que permiten alcanzar una rugosidad final de 0.2 µm Ra.

2009

Famílias de máquinas de eletroerosão por fio e penetração de grandes dimensões com design modular: ONA AF MODULAR e ONA NX MODULAR. Cada cliente pode configurar a sua própria máquina de grande dimensão com uma flexibilidade sem precedentes.

2011

A gama modular aumenta a altura de corte até aos 800 mm de altura em modo 100% submergido.

2014

Apresentação da nova gama Premium ONA AV de máquinas de eletroerosão por fio.

2016

Nova geração de máquinas de eletroerosão por penetração ONA QX, que incorporam um gerador 100% digital.

2018

Incorporação dos últimos avanços da digitalização e Indústria 4.0. em todos os equipamentos. A ONA fabrica a maior máquina de duplo cabeçal de penetração e incorpora dois robots para automatizar todos os trabalhos.

2019

A ONA desenvolve uma máquina especial de fio para o corte de anéis direcionada para o setor aeronáutico.

\ TECNOLOGIA EUROPEIA QUE GARANTE MÁXIMA FIABILIDADE.

No âmbito do nosso compromisso com a qualidade, fabricamos as nossas máquinas integralmente na Europa com componentes topo de gama.

\ ONA EM NÚMEROS

A ONA é líder mundial em soluções especiais e máquinas de grande dimensão. Graças ao grande esforço de investigação da nossa equipa, composta por mais de 140 pessoas espalhadas por todo o mundo, hoje conseguimos oferecer as soluções mais rentáveis, rigorosas e ecológicas em matéria de eletroerosão.

\ GRUPO ONA