A maquinação por Eletroerosão destinada a ranhuras para os segmentos NGV de turbinas de baixa pressão (LPT)

\ Eletroerosão para fabrico de ranhuras nos segmentos de NGV

A Industria de Turbo Propulsores, S.A (ITP), líder em Engenharia, Investigação e Desenvolvimento, Fabrico e Fundição, Montagem e Ensaios de motores aeronáuticos e turbinas a gás, confia no potencial de 12 máquinas de eletroerosão por penetração para erodir as “strip seal slots” nos segmentos de NGV de turbinas de baixa pressão.

Un segmento de NGV. Las turbinas constan de varias etapas de NGV’s y álabes. Cada una de las etapas de NGV’s está formada de 18 a 38 segmentos de NGV

Pormenor das ranhuras (·strip seal slots·) realizadas por eletroerosão num segmento de NGV.

A ITP concebeu e fabricou em exclusivo a turbina de baixa pressão do motor Rolls Royce TRENT 900 que equipa o Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, ou do Trent 1000 que equipa o Boeing 787 Dreamliner.

EROSÃO DAS ·STRIP SEAL SLOTS· NOS SEGMENTOS DE NGV DE TURBINAS DE BAIXA PRESSÃO (LPT)

NGV: Sigla de Nozzle Guide Vane (estatores de orientação de fluxo). A sua função é a de adaptar e redirecionar o fluxo de gás, de tal forma que incida sobre pás móveis (“blades”), nas condições ideais para gerar trabalho. As turbinas de baixa pressão incluem várias etapas de NGVs e pás. Cada uma das etapas de NGVs é composta por 18 a 38 segmentos NGV, que se montam no motor formando anéis. Para manter a selagem entre os diferentes segmentos, as faces laterais dos segmentos (“wedge faces”) estão providas de ranhuras (“strip seal slots”), onde se introduzem placas finas de forma a produzir uma junta labirinto. Estas ranhuras são realizadas por eletroerosão.

Erosão das “strip seal slots”:

  • As “strip seal slots” têm diferentes formas e profundidades, dependendo da etapa em que se encontrem, mas genericamente poderiam ser resumidas segundo os seguintes dados:
  • Material da peça: ligas à base de níquel
  • Profundidade: de 3,50 a 5,50 mm.
  • Largura: 0,74 +/- 0,10 mm.
  • Secção: de 40 a 80 mm2
  • Outros: requisitos de precisão elevados nos raios de fundo.
  • Material do elétrodo: grafite ultrafino.
Empresa Industria de Turbo Propulsores, S.A. (ITP)
Endereço Sede central: Zamudio – Biscaia – Espanha. O grupo ITP conta com 17 centros de trabalho localizados na Europa, América e Ásia.
Empleados 3.000
Atividade A ITP é líder em Engenharia, Investigação e Desenvolvimento, Fabrico e Fundição, Montagem e Ensaios de motores aeronáuticos e turbinas a gás. A ITP é a responsável pela manutenção da maior parte dos fabricantes de motores de aviões atualmente existentes no mundo. O Grupo ITP é participando pela Sener Aeronáutica (53,12%) e pela Rolls Royce Aviación (46,87%)
Faturação 2014 650 milhões de euros.
Clientes Os fabricantes mais importantes do setor aeronáutico (Rolls Royce,  Honeywelll, Pratt & Whitney, Eurojet, etc.)
Equipamiento Equipamento de eletroerosão por penetração destinado ao fabrico de NGVs na unidade de produção de Zamudio (Espanha): 12 máquinas de eletroerosão por penetração ONA.