A maquinação por Eletroerosão destinada a ranhuras para os segmentos NGV de turbinas de baixa pressão (LPT)
\ Eletroerosão para fabrico de ranhuras nos segmentos de NGV
A Industria de Turbo Propulsores, S.A (ITP), líder em Engenharia, Investigação e Desenvolvimento, Fabrico e Fundição, Montagem e Ensaios de motores aeronáuticos e turbinas a gás, confia no potencial de 12 máquinas de eletroerosão por penetração para erodir as “strip seal slots” nos segmentos de NGV de turbinas de baixa pressão.
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Un segmento de NGV. Las turbinas constan de varias etapas de NGV’s y álabes. Cada una de las etapas de NGV’s está formada de 18 a 38 segmentos de NGV
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Pormenor das ranhuras (·strip seal slots·) realizadas por eletroerosão num segmento de NGV.
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A ITP concebeu e fabricou em exclusivo a turbina de baixa pressão do motor Rolls Royce TRENT 900 que equipa o Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, ou do Trent 1000 que equipa o Boeing 787 Dreamliner.
EROSÃO DAS ·STRIP SEAL SLOTS· NOS SEGMENTOS DE NGV DE TURBINAS DE BAIXA PRESSÃO (LPT)
NGV: Sigla de Nozzle Guide Vane (estatores de orientação de fluxo). A sua função é a de adaptar e redirecionar o fluxo de gás, de tal forma que incida sobre pás móveis (“blades”), nas condições ideais para gerar trabalho. As turbinas de baixa pressão incluem várias etapas de NGVs e pás. Cada uma das etapas de NGVs é composta por 18 a 38 segmentos NGV, que se montam no motor formando anéis. Para manter a selagem entre os diferentes segmentos, as faces laterais dos segmentos (“wedge faces”) estão providas de ranhuras (“strip seal slots”), onde se introduzem placas finas de forma a produzir uma junta labirinto. Estas ranhuras são realizadas por eletroerosão.
Erosão das “strip seal slots”:
- As “strip seal slots” têm diferentes formas e profundidades, dependendo da etapa em que se encontrem, mas genericamente poderiam ser resumidas segundo os seguintes dados:
- Material da peça: ligas à base de níquel
- Profundidade: de 3,50 a 5,50 mm.
- Largura: 0,74 +/- 0,10 mm.
- Secção: de 40 a 80 mm2
- Outros: requisitos de precisão elevados nos raios de fundo.
- Material do elétrodo: grafite ultrafino.
Empresa | Industria de Turbo Propulsores, S.A. (ITP) |
Endereço | Sede central: Zamudio – Biscaia – Espanha. O grupo ITP conta com 17 centros de trabalho localizados na Europa, América e Ásia. |
Empleados | 3.000 |
Atividade | A ITP é líder em Engenharia, Investigação e Desenvolvimento, Fabrico e Fundição, Montagem e Ensaios de motores aeronáuticos e turbinas a gás. A ITP é a responsável pela manutenção da maior parte dos fabricantes de motores de aviões atualmente existentes no mundo. O Grupo ITP é participando pela Sener Aeronáutica (53,12%) e pela Rolls Royce Aviación (46,87%) |
Faturação 2014 | 650 milhões de euros. |
Clientes | Os fabricantes mais importantes do setor aeronáutico (Rolls Royce, Honeywelll, Pratt & Whitney, Eurojet, etc.) |
Equipamiento | Equipamento de eletroerosão por penetração destinado ao fabrico de NGVs na unidade de produção de Zamudio (Espanha): 12 máquinas de eletroerosão por penetração ONA. |