A maquinação por Eletroerosão para o fabrico de moldes de injeção de plástico para grade dianteira externa do carro.
\ Eletroerosão para o fabrico de moldes de injeção para automóveis
A MAIER, empresa líder na Europa no desenvolvimento e fabrico de componentes automóveis texturizados, realiza 20% da forma dos moldes de grande dimensão utilizando a eletroerosão. A tecnologia ONA é aplicada para assegurar a geometria e a textura desejadas da peça.
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Front grille of the bumper of a Jaguar XF type manufactured by MAIER
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Molde da grelha dianteira de um automóvel marca Mercedes no interior de uma máquina NX6 da MAIER
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Grelha dianteira de um automóvel da marca Mercedes fabricada pela MAIER
MOLDE DE INJEÇÃO DE PLÁSTICO PARA GRELHA DIANTEIRA EXTERIOR DE AUTOMÓVEL
A cooperativa MAIER é a empresa líder na Europa no desenvolvimento e fabrico de componentes automóveis texturizados, tanto para exterior como interior, tais como grelhas dianteiras, puxadores, jantes, etc., sendo fornecedora dos nove primeiros construtores mundiais de automóveis. A MAIER desenvolve e fabrica 100% dos moldes, sempre de grande dimensão, como parte do processo para obter a geometria e textura das peças terminadas. O acabamento do molde tem uma relação direta com a estética da peça terminada. 80% da forma do molde é realizada mediante fresagem de alta velocidade e 20% mediante eletroerosão. Segundo Javier Calvo (Diretor da Unidade de Gestão de Matrizes da MAIER), “A eletroerosão será sempre imprescindível para a realização de ranhuras, nervuras e depressões profundas. E as melhorias dos últimos modelos da ONA pressupõem uma redução dos tempos de maquinação dos trabalhos com condições de limpeza difíceis, aumentando a precisão e a qualidade superficial”.
A MAIER nasceu a fabricar moldes e acumula uma experiência de 40 anos. Nestes últimos anos, a evolução foi enorme. Por exemplo, há 10 anos atrás, o molde de uma grelha dianteira de um automóvel era constituído por cinco conjuntos diferentes e consumia 2.000 horas de trabalho. Atualmente, este tipo de moldes é muito mais complexo, exigindo cerca de 4.000 horas de trabalho e sendo fabricado numa só peça. Também mudou a forma de utilizar a eletroerosão, tal como nos diz Javier Calvo: “Já não utilizamos grandes elétrodos, mas sim elétrodos múltiplos e pequenos. O trabalho de erosão a realizar no molde de uma grelha dianteira requer até 50 elétrodos, aproximadamente”.
Empresa | MAIER. A empresa faz parte da divisão de automóveis da Mondragón, o maior grupo cooperativo do mundo. |
Endereço | Sede central: Ajangiz – Biscaia- Espanha. |
Trabalhadores | 1.750 |
Atividade | Empresa líder na Europa no desenvolvimento e fabrico de componentes automóveis texturizados, tanto para exterior como interior, tais como grelhas dianteiras, puxadores e jantes. |
Clientes | É fornecedora dos nove primeiros construtores mundiais de automóveis. |
Equipamento | Equipamento de eletroerosão por penetração na unidade de produção de Gernika (Espanha): 4 máquinas de eletroerosão ONA. |