A PSA Peugeot Citroën em Mulhouse dispõe de nove máquinas de Eletroerosão (EDM) da ONA para o fabrico de Matriz de forja nitrurada.
\ Eletroerosão para matrizes de forja nitrurada na PSA Peugeot Citroën
São 9 as máquinas ONA que a PSA Peugeot Citroën, a unidade de produção da Peugeot em Mulhouse (França), utiliza para erodir matrizes de forjamento nitretadas, um dos trabalhos mais exigentes que a Peugeot realiza. Um bom exemplo da aplicação da eletroerosão por penetração à maquinação de grandes superfícies.
A fábrica de Mulhouse produz em exclusivo para a Europa os modelos Peugeot 2008-2015, Citroën C4 e Citroën DS4.
EROSÃO DE UMA MATRIZ DE FORJAMENTO NITRETADA
A unidade da PSA Peugeot Citroën em Mulhouse dispõe de nove máquinas de eletroerosão da ONA e nela encontra-se instalado o principal centro de produção de ferramentas do grupo PSA Peugeot Citroën. O centro de produção de ferramentas, conhecido como OCMB (Outillage Central Mécaniques et Bruts), é também responsável pelo fornecimento de ferramentas a outros clientes externos fabricantes de automóveis. O tipo de ferramentas fabricado consiste principalmente em moldes para a produção de peças em alumínio (cárteres, caixas de velocidades, embraiagens, etc.), matrizes de forjamento e matrizes de rebarbação.
A maquinação por eletroerosão de matrizes de forjamento nitretadas é um dos trabalhos mais exigentes que a Peugeot realiza com as suas máquinas de eletroerosão ONA. Este tipo de peças constitui um bom exemplo da aplicação da eletroerosão por penetração à maquinação de grandes superfícies.
O processo de nitretação permite aumentar consideravelmente a vida útil das matrizes de estampagem utilizadas para dar forma às peças forjadas. A nitretação aumenta a dureza superficial e resistência ao desgaste com uma ampla estabilidade de medidas, graças ao enriquecimento superficial da matriz com azoto e formação de nitretos.
Apesar dos benefícios da nitretação, este processo não evita que, com o uso, a matriz se danifique, sendo necessário reconstruí-la e voltar a maquiná-la a fim de recuperar a sua forma inicial. Uma mesma matriz pode ser reconstruída várias vezes ao longo da sua vida útil. A eletroerosão apresenta-se como a melhor solução de maquinação para a regeneração da matriz, já que a grande dureza superficial que possui após o processo de nitretação torna inviável a utilização de outras técnicas de maquinação. A eletroerosão é também utilizada na primeira maquinação da matriz nova, quando a superfície a maquinar não tenha sido nitretada, já que a maquinação por fresagem acarreta problemas nas faces verticais devido às vibrações produzidas na fresa.
O revestimento de nitreto de ferro das matrizes nitretadas requer a utilização de máquinas de eletroerosão equipadas com geradores de grandes amperagens. As máquinas de penetração ONA das séries NX podem incorporar opcionalmente geradores de até 400 amperes, com os quais é possível maquinar eficazmente a superfície nitretada, obtendo-se um alto volume de arranque na fase de desbaste, assim como rugosidades finais homogéneas nas superfícies grandes.
Empresa | PSA Peugeot Citroën. 2,9 milhões de veículos fabricados (2014) 2º construtor europeu com uma quota de mercado de 11,8%. 184.800 trabalhadores em todo o mundo. |
Localização | Unidade de produção de Mulhouse – Francia- |
Atividade | Atividade Engenharia, Fabrico e Montagem dos modelos Peugeot 2008, Citroën C4 e Citroën DS4, com uma produção anual de 244.000 automóveis (2014). |
Equipamento | Equipamento 9 máquinas de eletroerosão ONA |