Os fabricantes de turbinas a gás confiam na AV35 como a solução de eletroerosão (EDM) perfeita para o fabrico de discos de turbina firtree.

\ AV35, eletroerosão para o fabrico de discos de turbina firtree.

Atualmente, a ONA apresenta o mais elevado nível de especialização do mundo como fabricante de máquinas-ferramentas EDM. Anos de experiência no terreno, aliados a uma aposta tecnológica avançada em proporcionar soluções personalizadas aos seus clientes, posicionam a ONA como fornecedora de eleição de equipamentos de EDM para um dos principais OEM de turbinas a gás industriais, que faz parte de uma empresa de tecnologia consagrada e oferece produtos e serviços no setor aerospacial, da aviação, cuidados de saúde, produção de energia, energias renováveis, indústria digital, produção aditiva, capital de risco e financiamento.

AV35, perfeita para o fabrico de firtrees de discos de turbinas.

A AV35 integra a mais recente tecnologia de eletroerosão por fio (WEDM), necessária para peças com elevados requisitos de exigência, como é o caso dos discos e das pás de turbinas. É esse o motivo pelo qual a AV35 standard foi personalizada com módulos e acessórios para utilização em firtrees de discos de turbinas de máquinas EDM por fio. Ou seja, a AV35 standard foi ligeiramente modificada no sentido de ser usada para cortar pás maiores, visando poupar nos custos e no espaço necessário para adquirir uma máquina de maior dimensão. Isto prova que a ONA EDM descobre formas de adaptar as suas máquinas às necessidades dos clientes, criando produtos totalmente configuráveis.

Com a sua construção robusta e compacta, a AV35 apresenta elevados padrões de fiabilidade e, tal como o resto da EDM por fio, uma elevada rentabilidade graças a:

  • Gerador de alta eficiência e baixo consumo.
  • Sistema de filtragem otimizado com recurso a configurações de ciclos e bombas que permitem poupar energia.
  • Reduzidos custos de consumíveis. Tecnologia EDM com baixo consumo de fio.

Além disso, em alguns casos, o processo de maquinação pode ser totalmente automatizado. Uma troca de informação permanente entre a máquina e o ambiente industrial da unidade de produção permite um melhor controlo do processo, menos interrupções e mais horas de operação contínua da máquina. Qualquer desvio da configuração inicial do processo pode ser monitorizado em tempo real e as decisões podem ser tomadas de imediato. Por exemplo, se a temperatura dielétrica ultrapassar os limites programados, é emitido um alerta. Tudo isto se traduz numa produtividade mais elevada.

Após a aquisição das primeiras quatro máquinas AV35 por parte do cliente, foram necessárias mais máquinas para dar resposta ao volume de produção acrescido. A indiscutível performance e fiabilidade das primeiras quatro máquinas AV35 desencadeou a aquisição de outras quatro, o que resulta numa espantosa quantidade total de oito máquinas AV35 instaladas num período inferior a um ano.

A capacidade de produção de EDM total consiste em:

  • \ 4 AV35 de EDM por fio (2020)
  • \ 4 QX4 de EDM por penetração (2020)
  • \ 4 AV35 de EDM por fio (2019)
  • \ 1TQX8 de EDM por penetração de duplo cabeçal (2016).
  • \ 1 TX8 de EDM por penetração de duplo cabeçal (2013, 2015)
  • \ 1 NX6 de EDM por penetração (2013)

A combinação de precisão e velocidade de corte é o motivo principal pelo qual foram confiados à ONA projetos EDM tão complexos no âmbito de uma relação de longo prazo.