A empresa francesa Hourat é uma dos principais líderes no setor da mecânica de precisão desde 1970. A sua filosofia empresarial baseia-se na produção de pequenas séries de elevado valor acrescentado para indústrias estratégicas, como a aeronáutica e a energética.

\ FABRICO DE PEÇAS DE ELEVADO VALOR ACRESCENTADO, UTILIZANDO MÁQUINA EDM DE PRECISÃO

A empresa francesa Hourat é uma dos principais líderes no setor da mecânica de precisão desde 1970. A sua filosofia empresarial baseia-se na produção de pequenas séries de elevado valor acrescentado para indústrias estratégicas, como a aeronáutica e a energética. A empresa decidiu agora especializar-se em EDM para mecanização de precisão. O fornecedor desta tecnologia escolhido foi a ONA, uma vez que, segundo a empresa, “a ONA entende o detalhe e a mecânica”. As suas últimas aquisições incluem um modelo QX6 de EDM por penetração, e um modelo AV35 de EDM por fio.

CONTACT

O diretor-geral da ONA França com Yannick Suzanne, atual presidente da Hourat.

Peças para a indústria do petróleo e do gás.

Peças ferroviárias fabricadas pela Hourat.

Há vinte e nove anos, Jean Hourat montou a sua primeira oficina de mecânica de precisão. Atualmente, a empresa francesa ocupa um lugar bastante importante no setor da mecânica, produzindo peças de alta precisão de qualidade para indústrias tão abrangentes como a aeronáutica, energética, petrolífera e ferroviária. Durante muitos anos, a empresa imbuiu o seu trabalho com um foco rigoroso na qualidade, apoiada por um vasto know-how em torneamento, fresagem, retificação e EDM.

Em junho de 2017, a empresa foi adquirida por três industriais: Michel Medioni, Guillaume Germain e Yannick Suzanne. A nova administração assumiu agora um projeto bastante ambicioso. “A vocação da Hourat é tornar-se numa empresa industrial dinâmica. Precisamos de alcançar uma maior flexibilidade em termos de design e fabrico”, afirma Yannick Suzanne, atual presidente da empresa. “Todos os incidentes devem tornar-se numa fonte de reflexão sobre como podemos melhorar os nossos processos”.

Orientação para o cliente, uma filosofia partilhada pela ONA

Um dos principais valores da Hourat é a orientação para o cliente. Além de contar com a mais avançada tecnologia e um departamento especializado de recursos humanos, a empresa ouve os seus clientes, conseguindo assim satisfazer até mesmo os requisitos mais exigentes.
É precisamente esta filosofia, partilhada pela ONA, que levou a Hourat a escolher-nos como seu fornecedor de tecnologia EDM. “Construímos uma relação de confiança com a ONA. O que mais valorizamos é a sua disponibilidade e a sua capacidade de ouvir o cliente. A ONA é um provedor de soluções com valores bastante semelhantes aos nossos”, afirma Yannick Suzanne.

Certificações e reconhecimentos

Em 2013, a Hourat tornou-se na primeira empresa a ser certificada para EDM pela SAFRAN (uma multinacional de alta tecnologia francesa que trabalha com a Airbus), apoiada pela NADCAP (Programa Nacional de Acreditação de Fornecedores de Defesa e Aeroespaciais).
E este não é o único reconhecimento da qualidade do seu trabalho. A empresa francesa também obteve as certificações ISO 9001 e EN 9100 (a norma de qualidade para as indústrias aeronáutica, espacial e da defesa) e a certificação NADCAP para Eletroerosão, entre outros.

Compromisso com a EDM
MÁQUINAS QX6 e AV35 com ONA Smart Connect

Uma garantia de precisão e qualidade
A Hourat decidiu focar o seu negócio na EDM e já conta com 9 máquinas a operar nas suas instalações. Os modelos QX6 e AV35 da ONA foram as suas últimas aquisições. E a empresa planeia aumentar a sua unidade para instalar mais trinta máquinas deste tipo.

A Hourat tem certificação EDM da Nadcap, a qual, entre outros fatores, leva em consideração a gestão otimizada de projetos com o objetivo de melhorar a qualidade e reduzir custos em toda a indústria da defesa e aeroespacial. A empresa sabe que ao estabelecer uma parceria com uma empresa como a ONA, pode ter a certeza de que cumprirá os exigentes requisitos Nadcap.

A Hourat consultou a ONA relativamente a requisitos de rastreabilidade total nas suas peças. Ao integrar o serviço ONA Smart Connect, a Hourat consegue assegurar a rastreabilidade de todos os parâmetros relevantes da produção, de modo a garantir um excelente desempenho. “A ONA destaca-se pelo seu serviço.

Somos especialistas em automatização e em criar projetos chave na mão. Apresente-nos uma peça e nós mostrar-lhe-emos as nossas capacidades”, aforma Damien Roure, diretor comercial na ONA.

EQUIPAMENTO SEDM ONA QX6
WEDM ONA AV35
SETORES Aeronáutico, indústrias energética, do petróleo e do gás.
CERTIFICAÇÕES A SAFRAN faz parte do Grupo Airbus com um certificado Nadcap.
Certificados ISO 9001 e EN 9001.