Maquinação por eletroerosão destinadas às estruturas de revestimento alveolar utilizadas em componentes de motores para aeronaves.
\ Eletroerosão para a erosão de estruturas de favo de mel para a aviação
A HAESL, uma joint-venture entre a Rolls-Royce, a SIAEC e a HAECO, presta serviços de reparação e manutenção de motores aéreos e componentes a muitas das companhias aéreas líderes a nível mundial. Uma das aplicações mais frequentes que dá às máquinas ONA é a maquinação das estruturas de revestimento alveolar.
A HAESL possui plena capacidade para levar a cabo a reparação completa e revisão da série de motores Rolls-Royce RB211 e TRENT, , amplamente utilizados em muitos dos aviões em funcionamento atualmente. Com uma média anual de aproximadamente 200 motores, a das séries, HAESL já fez a revisão de mais de 3.000 motores Rolls-Royce de las series RB211 e TRENT desde a sua fundação.
Uma das operações mais frequentes que a HAESL realiza com as máquinas de eletroerosão ONA de que é proprietária é a maquinação das estruturas de revestimento alveolar que alguns dos componentes das turbinas dos aviões possuem. O Centro de Excelência da HAESL dedicado a esta tarefa foi o primeiro em todo o mundo a obter a acreditação “Gold Award” da RollsRoyce.
Graças à avançada tecnologia do gerador das máquinas NX, a espessura da camada branca (material refundido e colado na superfície da peça) mantém-se dentro da tolerância exigida, incluindo na fase de desbaste, reduzindo-se ainda mais a sua espessura na fase de acabamento, graças ao módulo de microfino do gerador.
Neste tipo de trabalhos, o material erodido forma geralmente uns glóbulos que aderem à peça durante o processo de desbaste. Estes glóbulos são praticamente eliminados durante o ciclo de acabamento (rugosidade final VDI 31 ou inferior). Para conseguir este resultado final sem glóbulos aderidos à peça não é necessário reduzir a velocidade de erosão nem modificar os parâmetros de erosão standard do gerador da máquina NX.
O filtro ecológico ONA de longa duração oferece uma vantagem importante neste processo, graças à excelente qualidade de filtragem (1 mícron) que garante de forma constante. O caudal contínuo de dielétrico perfeitamente limpo reduz o risco de aderência de resíduos na peça, bem como de descargas elétricas indesejadas.
Empresa | Hong Kong Aero Engine Services Limited (HAESL). A HAESL é uma joint-venture entre a Rolls-Royce plc (45%), a Hong Kong Aircraft Engineering Company Limited (HAECO) (45%) e a SIA Engineering Company (SIAEC) (10%). A HAESL combina a força da Rolls-Royce, enquanto fabricante de equipamentos originais (OEM) e os 35 anos de experiência da SIAEC e da HAECO na reparação e recondicionamento dos motores Rolls-Royce. |
Atividade | A HAESL presta serviços de reparação e manutenção de motores aéreos e componentes a muitas das companhias aéreas mais respeitadas do mundo que elegeram a Rolls-Royce para impulsionar a sua frota de aviões Airbus e Boeing. |
Equipamento | 2 máquinas ONA. |
Aplicação | Erosão da estrutura de revestimento alveolar do componente de uma turbina de baixa pressão do motor de um avião. |
Modelo de máquina | ONA NX7 com gerador de 100 Amperes. |
Material base | Estrutura alveolar. |
Elétrodo | grafite (6 mícrons). |
Nº electrodos utilizados | 1 |
Rugosidade final obtida | 31 VDI (3,50 µm Ra) |
Espessura da camada branca | <0.035 mm |